Intermectin Duo Paste está indicado para o tratamento de infestações mistas de céstodos e nemátodos ou antrópodos em cavalos.
Os seguintes parasitas de equinos são sensíveis aos efeitos antiparasitários de Intermectin Duo Paste:
Ténias adultas: Anoplocephala perfoliata
Grandes estrôngilos: Strongylus vulgaris (adultos e estágios larvais arteriais), S. edentatus (adultos e estágios larvais tecidulares), S. equinus (adultos), Triodontophorus spp. (adultos) e Craterostomum acuticaudatum (adultos)
Pequenos estrôngilos adultos e imaturos (quarto estágio larval intraluminar) ou ciatostomas, incluindo estirpes resistentes ao benzimidazol: Coronocyclus spp., Cyathostomum spp., Cylicocyclus spp., Cylicodontophorus spp., Cylicostephanus spp., Parapoteriostomum spp., Petrovinema spp. e Poteriostomum spp.
Nematomorphas adultas: Trichostrongylus axei
Oxiúros adultos e imaturos (quarto estágio larval): Oxyuris equi
- Lombrigas adultas, dos terceiro e quarto estágios larvais (ascarídeos): Parascaris equorum
- Microfilária de nemátodos cervicais: Onchocerca spp.
Nemátodos intestinais adultos: Strongyloides westeri
Physalopteras de boca grande adultas: Habronema muscae
Estágios orais e gástricos de larvas:
Gasterophilus spp.
- Vermes pulmonares adultos e imaturos (larvas do quarto estágio inibidas): Dictyocaulus arnfieldi
Não utilizar em animais com hipersensibilidade demonstrada aos princípios ativos.
Não utilizar em éguas que produzam leite para consumo humano.
Intermectin Duo Paste não é recomendado para utilização em potros com menos de 2 meses, em animais reprodutores ou durante os primeiros 3 meses de gestação. Intermectin Duo Paste apenas pode ser utilizado nos primeiros 3 meses de gestação após uma análise do risco-benefício por um veterinário.
Alguns cavalos com infeções graves de microfilária Onchocerca sofreram edema e prurido após a administração, causados provavelmente pela morte de um grande número de microfilárias. Estes sinais desaparecem em poucos dias, mas é recomendável o tratamento sintomático.
Em casos de infestações graves com ténias, podem ser observados sintomas de cólicas ligeiras temporárias e fezes moles.
Foram comunicados casos raros de inchaço e irritação da boca, lábios e língua e salivação após a administração de Intermectin Duo Paste. Estas reações são transitórias, surgindo no prazo de 1 hora e desaparecendo 24 a 48 horas após a administração.
Intermectin Duo Paste é administrado oralmente na dose recomendada de 0,2 mg/kg de ivermectina e 1 mg de praziquantel por kg de peso corporal, equivalente a 1,29 g de pasta por 100 kg de peso corporal numa única administração. Cada aplicador, com 7,74 g de pasta, fornece 120 mg de ivermectina e 600 mg de praziquantel, o que é suficiente para o tratamento de 600 kg de peso corporal.
Certificar-se de que a boca do cavalo não contém ração. Introduzir a seringa na boca do cavalo no espaço interdental. Colocar a medicação na base da língua. Levantar a cabeça do cavalo durante alguns segundos imediatamente após a aplicação.
- Para carne: 30 dias.