Phenylject

Fenilbutazona 20% - injeção

Composição

  • Contém por ml:
  • Fenilbutazona
    200 mg

Descrição

A fenilbutazona é um derivado da pirazolona que pertence ao grupo dos analgésicos antipiréticos com propriedades anti-inflamatórias (AINES), para além de propriedades analgésicas e antipiréticas. A fenilbutazona atua através da inibição da produção de prostaglandinas.

Indicações

Periartrite, bursite, miosite, neurite, tendinite, tendovaginite, lesões musculares e lesões dolorosas como as contusões, distorções, hemorragias e luxação em cavalos.

Contraindicações

O índice terapêutico da fenilbutazona é baixo. Não exceder a dose estipulada ou a duração do tratamento.
Não administrar concomitantemente com outros AINES ou com uma duração de 24 horas entre eles.
Não utilizar em animais que sofram de doença cardíaca, hepática ou renal, casos em que haja possibilidade de ocorrência de ulceração gastrointestinal ou hemorragia, evidência de discrasia sanguínea ou hipersensibilidade ao produto.
A utilização durante a prenhez deve ser evitada sempre que possível, em particular durante o primeiro trimestre.

Efeitos secundários

Os fármacos anti-inflamatórios não esteroides podem causar inibição da fagocitose e, consequentemente, deve ser iniciada uma terapêutica antimicrobiana adequada para o tratamento das doenças inflamatórias associadas a infeções bacterianas.
Existe risco de irritação se a injeção for inoculada acidentalmente sob a pele durante a administração intravenosa.
Raramente foi observado colapso após a injeção intravenosa. O medicamento deve ser injetado lentamente durante o período de tempo que seja razoável. Aos primeiros sinais de intolerância, a administração da injeção deve ser interrompida.
Alguns agentes anti-inflamatórios não esteroides podem estar altamente ligados a proteínas de plasma e competir com outros fármacos altamente ligados para produzir um aumento nas concentrações não ligadas farmacologicamente ativas, o que pode levar a efeitos tóxicos.
Os corticosteroides podem agravar as úlceras do trato gastrointestinal em animais que receberam fármacos anti-inflamatórios não esteroides.
A administração concomitante com fármacos potencialmente nefrotóxicos (por exemplo, antibióticos aminoglicosídeos) deve ser evitada.

Dosagem

Para administração intravenosa muito lenta.

Cavalos:
4,4 mg de fenilbutazona/kg de peso corporal (equivalente a 1 ml por 45 kg de peso corporal), com um máximo de 10 ml.

Para administração numa única dose que pode ser seguida, se necessário, por terapêutica oral com fenilbutazona a iniciar 24 horas após a injeção. Em casos graves e em animais hospitalizados pode ser administrado uma vez por dia por um período máximo de cinco dias seguidos. Respeite as condições assépticas.

Tempo de desmame

Não utilizar em cavalos destinados ao consumo humano. Os cavalos tratados nunca devem ser abatidos para consumo humano.

Embalagem

Garrafa de 100 ml.

Product Code:

IPH20