O ceftiofur é um antibiótico cefalosporínico semissintético de largo espectro e de terceira geração, administrado a bovinos e suínos para o controlo de infeções bacterianas do trato respiratório, que atua adicionalmente contra o pezunho e a metrite aguda em bovinos. Tem um grande espectro de ação contra bactérias Gram-positivas e Gram-negativas. Exerce a sua ação antibacteriana inibindo a síntese da parede celular. O ceftiofur é excretado principalmente através da urina e das fezes.
Bovinos: para o tratamento da doença respiratória bacteriana associada a Mannheimia haemolytica
(anteriormente Pasteurella haemolytica), Pasteurella multocida e Histophilus somni (anteriormente Haemophilus somnus). Para o tratamento da necrobacilose interdigital aguda (panarício, peeira), associada a Fusobacterium necrophorum e Bacteroides melaninogenicus (Porphyromonas asaccharolytica).
Para tratamento da componente bacteriana da metrite aguda pós-parto (puerperal) durante 10 dias após o parto associada a Escherichia coli, Arcanobacterium pyogenes e Fusobacterium necrophorum, sensível ao ceftiofur.
Suínos: Para o tratamento da doença respiratória bacteriana associada a Pasteurella multocida, Actinobacillus pleuropneumoniae e Streptococcus suis.
Hipersensibilidade a antibióticos cefalosporínicos e outros antibióticos beta-lactâmicos.
Administração a animais com insuficiência renal grave.
Administração concomitante de tetraciclinas, cloranfenicol, macrolidos, sulfonamidas e lincosamidas.
Podem ocorrer ocasionalmente reações de hipersensibilidade ligeiras no local da injeção, que desaparecem sem tratamento.
Bovinos:
- Infeções respiratórias bacterianas:
1 ml por 50 kg de peso corporal durante 3 a 5 dias, por via subcutânea.
- Necrobacilose interdigital aguda:
1 ml por 50 kg de peso corporal durante 3 dias, por via subcutânea.
- Metrite aguda (0 - 10 dias pós-parto):
1 ml por 50 kg de peso corporal durante 5 dias, por via subcutânea.
Suínos:
- Infeções respiratórias bacterianas:
1 ml por 16 kg de peso corporal durante 3 dias, por via intramuscular.
Agitar bem antes de utilizar e não administrar mais de 13 ml em bovinos por local de injeção e não administrar mais de 4 ml em suínos. Devem ser administradas sucessivas injeções em diferentes locais.
- Para carne e miudezas:
Bovinos: 6 dias.
Suínos: 2 dias.
- Para leite: 0 dias.