A colistina é um antibiótico do grupo das polimixinas com uma ação bactericida contra bactérias Gram-negativas, como E. coli, Haemophilus spp. e Salmonella spp. As polimixinas interagem fortemente como os fosfolipídeos, penetrando e prejudicando a estrutura das membranas celulares. Desorganizam a membrana exterior das bactérias Gram-negativas, unindo os lipopolissacáridos (LPS, endotoxina) através da interação direta com a região lipídica aniónica A, neutralizando a capacidade endotóxica dos LPS. O sulfato de colistina é mal absorvido após a administração por via oral e as concentrações séricas são geralmente indetetáveis. Nas galinhas, foram detetados resíduos no soro até 6 horas após a administração na água de bebida. Administrada por via oral, a colistina é eliminada quase por completo nas fezes.
Coli-2400 Oral está indicado para infeções gastrointestinais causadas por microrganismos sensíveis à colistina, como E. coli, Haemophilus spp. e Salmonella spp. em bezerros, ovinos, caprinos, suínos e aves de capoeira.
Casos de hipersensibilidade à colistina e/ou a qualquer um dos respetivos excipientes.
Administração a animais com insuficiência renal grave ou com digestão microbiana ativa.
Administração em doses subterapêuticas ou em casos de resistência à colistina.
Podem surgir alterações digestivas como disbiose intestinal, acumulação de gases ou diarreia ligeira. A sobredosagem pode provocar insuficiência renal.
Para administração oral.
Bezerros, ovinos e caprinos:
Duas vezes por dia, 1 ml por 40 kg de peso corporal durante 5 - 7 dias.
Suínos e aves de capoeira:
1 litro por 2000 - 4000 litros de água de bebida durante 5 - 7 dias.
Apenas deve ser preparada água de bebida medicada suficiente para as necessidades diárias. A água de bebida medicada deve ser substituída a cada 24 horas.
Nota: apenas para bezerros, borregos e cabritos pré-ruminantes.
- Para carne e miudezas: 1 dia.
- Para ovos: 0 dias.