A combinação de sulfadiazina e trimetoprim tem uma ação sinergética e bactericida contra uma vasta gama de bactérias Gram-positivas e Gram-negativas e eritromicina, amplia mesmo o leque a E. coli, Pasteurella spp., Salmonella spp., Staphylococcus spp., Streptococcus spp., Haemophilus paragallinarum, Campylobacter spp., Rickettsia spp., Chlamydia spp. e Mycoplasma spp. A eritromicina é um antibiótico macrolídeo que se liga reversivelmente à subunidade 50S dos ribossomas, resultando no bloqueio de reações de transpeptidação ou translocação, levando a uma síntese de proteínas deficiente e/ou inibida e, portanto, a um crescimento celular inibido. Sulfadiazina e trimetoprim ambas afetam a síntese de purina bacteriana (elementos fundamentais de ADN) numa fase diferente na mesma via, inibindo o metabolismo do ácido fólico que é necessário para a síntese de purina. Como resultado, é realizado um duplo bloqueio e o crescimento celular é inibido. Gallitrim WS é especialmente indicado contra as doenças abaixo mencionadas, enquanto outros antibióticos e quimioterápicos não funcionam eficazmente em casos de problemas de resistência.
Gallitrim WS é indicado para o tratamento de infeções gerais do trato urogenital, digestivo e respiratório causadas por bactérias Gram-positivas e Gram-negativas ou Mycoplasma spp. em potros, bezerros, porcos e aves de capoeira.
Potros e bezerros: Infeções respiratórias e gastrointestinais.
Porcos: Colibacillose, scours, enterite, pneumonia enzoótica, broncopneumonia, APP, rinite atrófica, complexo MMA e salmonelose.
Aves de capoeira: CRD (infeções por Mycoplasma), doenças infecciosas devidas a S. aureus, broncopneumonia, doença de pulorum, febre tifoide aviária, cólera, septicemia, enterite, coriza e pasteurelose, prevenção e tratamento da coccidiose.
Hipersensibilidade à eritromicina, sulfonomidas e/ou trimetoprima.
Administração a animais com insuficiência renal e/ou hepática grave ou discrasia sanguínea.
Pode ser administrada em conjunto com tetraciclinas, cloranfenicol, macrolidos e lincosaminas.
Reações de hipersensibilidade.
Para administração oral em água potável.
Potros e bezerros: 7,5 g por 50 kg de peso corporal por dia através da água potável durante 3 - 6 dias.
Porcos: 1 - 2 g por 10 kg de peso corporal por dia através da água potável durante 3 - 6 dias.
Aves de capoeira: 1 kg por 2000 litros de água potável durante 5 dias.
Nota: apenas para bezerros pré-ruminantes.
Após ter misturado o produto com a água potável, o mesmo deve ser ingerido no prazo de 24 horas.
- Para carne:
Bezerros e porcos 10 dias.
Aves de capoeira 12 dias.
- Para ovos: 10 dias.