Halosan Oral

Composição

  • Contém por ml:
  • Base de halofuginona (como lactato)
    0.5 mg

Descrição

A halofuginona é um agente antiprotozoário do grupo de derivados da quinazolinona (nitro-poliheterociclos). O composto tem um efeito criptosporidiostático sobre o Cryptosporidium parvum. Atua sobretudo nos estágios livres do parasita (esporozoito, merozoito). A biodisponibilidade do fármaco no bezerro, após administração oral única, é de cerca de 80%. O produto é excretado sobretudo na urina.

Indicações

Em bezerros recém-nascidos, o Halosan Oral é indicado para:

- Prevenção de diarreia devido ao diagnóstico de Cryptosporidium parvum, em explorações com histórico de criptosporidiose, com administração a ser iniciada nas primeiras 24 a 48 horas de vida.
- Redução da diarreia devido ao diagnóstico de Cryptosporidium parvum, com administração a ser iniciada dentro de 24 horas após o início da diarreia.

Contraindicações

Não usar Halosan Oral num estômago vazio.
Não utilizar em caso de diarreia por mais de 24 horas e em animais fracos.

Efeitos secundários

Em casos muito raros, foi observado um aumento no nível da diarreia nos animais tratados. Além da diarreia, os sintomas de toxicidade incluem sangue visível nas fezes, declínio no consumo de leite, desidratação, apatia e prostração. Caso ocorram sinais clínicos de sobredosagem, o tratamento deve ser interrompido imediatamente e o animal alimentado com leite não medicinal ou substituto do leite. Pode ser necessária reidratação.
Para o tratamento de bezerros anoréticos, o produto deve ser administrado em meio litro de uma solução eletrolítica. Os animais devem receber colostro suficiente de acordo com as boas práticas de reprodução.

Dosagem

Para utilização oral em bezerros após alimentação.

Geral:
1 ml por 5 kg de peso corporal (100 µg de base de halofuginona / kg de peso corporal), uma vez por dia, durante 7 dias.

Bezerros 35 a 45 kg:
8 ml, uma vez por dia, durante 7 dias seguidos.

Bezerros 45 a 60 kg:
12 ml, uma vez por dia, durante 7 dias seguidos.

Utilizar apenas após a alimentação com colostro, ou após a alimentação com leite ou substituto do leite. Devido ao potencial tóxico, é crucial cumprir estritamente a taxa de dose prescrita. Utilizar uma seringa ou qualquer dispositivo apropriado para administração oral para garantir a dosagem correta. O tratamento consecutivo deve ser feito à mesma hora todos os dias. Uma vez tratado o primeiro bezerro, todos os bezerros recém-nascidos deverão ser tratados sistematicamente enquanto o risco de diarreia devido a C. parvum persistir.

Tempo de desmame

Carne e miudezas: 13 dias.

Embalagem

Garrafas de 490 e 980 ml.

Product Code:

OH