A combinação de lincomicina e espectinomicina tem uma ação aditiva e, em alguns casos, tem uma ação sinérgica.
A espectinomicina tem uma ação bacteriostática ou bactericida, dependendo da dose, contra bactérias Gram-negativas como Campylobacter spp., E. coli, Mycoplasma spp. e Salmonella spp.
A lincomicina tem uma ação bacteriostática principalmente contra bactérias Gram-positivas como Mycoplasma spp. Staphylococcus spp., Streptococcus spp. e Treponema spp. Pode ocorrer uma resistência cruzada da lincomicina com macrolidos.
Infeções gastrintestinais e respiratórias causadas por microrganismos sensíveis à espectinomicina e lincomicina, tais como Campylobacter spp., E. coli, Mycoplasma spp., Salmonella spp., Staphylococcus spp., Streptococcus spp. e Treponema spp. em aves de capoeira e suínos, principalmente:
Suínos:
Tratamento da enterite causada por Lawsonia intracellularis (ileíte).
Aves de capoeira:
Prevenção e tratamento da doença respiratória crónica (CRD) associada a infeções por micoplasma e coliformes de aves de capoeira em idade de crescimento sensíveis à ação da combinação de antibióticos.
Não utilizar em aves de capoeira produtoras de ovos para consumo humano.
Não utilizar em cavalos, animais ruminantes, porquinhos-da-índia e coelhos.
Não utilizar em animais com hipersensibilidade demonstrada aos princípios ativos.
Não coadministrar com penicilinas, cefalosporinas, quinolonas e/ou cicloserina.
Não administrar a animais com insuficiência renal grave.
Reações de hipersensibilidade.
Para administração oral.
Suínos:
150 g por 1500 litros de água de bebida durante 7 dias.
Aves de capoeira:
150 g por 200 litros de água de bebida durante 5 - 7 dias.
- Para carne:
Suínos: 0 dias.
Aves de capoeira: 5 dias.
Não utilizar em aves de capoeira produtoras de ovos para consumo humano.