Introflor-300

Injeção de florfenicol 30%

Composição

  • Contém por ml:
  • Florfenicol
    300 mg

Descrição

O florfenicol é um antibiótico sintético de largo espetro eficaz contra a maioria das bactérias Gram-positivas e Gram-negativas isoladas de animais domésticos. O florfenicol atua por inibição da síntese proteica ao nível do ribossoma e é bacteriostático. Estudos laboratoriais demonstraram que o florfenicol atua contra as bactérias patogénicas mais frequentemente isoladas, implicadas nas doenças respiratórias dos bovinos que incluem Mannheimia haemolytica, Pasteurella multocida, Histophilus somni e Arcanobacterium pyogenes, e contra as bactérias patogénicas mais frequentemente isoladas em doenças respiratórias em suínos, incluindo Actinobacillus pleuropneumoniae e Pasteurella multocida.

Indicações

Introflor-300 está indicado para o tratamento preventivo e terapêutico das infeções do trato respiratório em bovinos causadas por Mannheimia haemolytica, Pasteurella multocida e Histophilus somni. A presença da doença no conjunto de animais deve ser determinada antes do tratamento preventivo. Está ainda indicado no tratamento de surtos agudos de doenças respiratórias em suínos causadas por estirpes de Actinobacillus pleuropneumoniae e Pasteurella multocida sensíveis ao florfenicol.

Contraindicações

Não utilizar em bovinos produtores de leite para consumo humano.
Não utilizar em touros adultos ou javalis reprodutores.
Não administrar em casos conhecidos de reações alérgicas ao florfenicol.

Efeitos secundários

Nos bovinos, durante o período de tratamento pode ocorrer uma diminuição da ingestão de alimentos e o amolecimento transitório das fezes. Os animais tratados recuperam rápida e completamente após o fim do tratamento. A administração do medicamento por via intramuscular e subcutânea pode causar lesões inflamatórias no local de injeção, que persistem por 14 dias.
Em suínos, os efeitos secundários comummente observados são diarreia transitória e/ou eritema/edema perianal e rectal que podem afetar 50% dos animais. Estes efeitos podem ser observados durante uma semana. Pode ser observado, no local de injeção, um inchaço transitório que pode durar até 5 dias. As lesões inflamatórias no local da injeção podem ser observadas até 28 dias.

Dosagem

Para injeção subcutânea ou intramuscular.

Bovinos:
Tratamento (IM): 1 ml por 15 kg de peso corporal, duas vezes, num intervalo de 48 horas.
Tratamento (SC): 2 ml por 15 kg de peso corporal, uma administração.
Prevenção (SC): 2 ml por 15 kg de peso corporal, uma administração.

A injeção deve ser administrada unicamente no músculo do pescoço. A dose não deve exceder os 10 ml por local de injeção.

Suínos:
1 ml por 20 kg de peso corporal (IM), duas vezes, num intervalo de 48 horas.

A injeção deve ser administrada unicamente no músculo do pescoço. A dose não deve exceder os 3 ml por local de injeção.

É recomendado tratar animais no início da doença e avaliar a resposta ao tratamento durante as 48 horas após a segunda injeção. Se os sinais clínicos de doença respiratória persistirem 48 horas após a última injeção, o tratamento deve ser alterado usando outra formulação, ou outro antibiótico, e continuado até os sinais clínicos desaparecerem.

Nota: Introflor-300 não deve ser utilizado em bovinos produtores de leite para consumo humano.

Tempo de desmame

- Para carne:
  Bovinos: 30 dias (via IM).
               : 44 dias (via SC).
  Suínos: 18 dias.

Embalagem

Garrafa de 100 ml.

Product Code:

IFF30