O isometamídio é uma amidina aromática da fenantridina com um índice terapêutico reduzido que tem sido comercializada na área há mais de 30 anos como agente profilático e tripanocido. O cloreto de isometamídio é utilizado para curativos com uma taxa de dosagem mais baixa, e de forma profilática com taxas de dosagem mais elevadas.
Intromidium está indicado para o tratamento e prevenção da tripanossomíase causada por Trypanosoma spp. em camelos, cavalos, bovinos, ovinos, caprinos e cães. Uma dosagem preventiva garante proteção durante 2 a 4 meses. Quando ocorrerem casos clínicos, o grupo todo deve ser tratado.
O Intromidium não deve ser administrado por via subcutânea.
Evitar a administração concomitante com outros fármacos tripanocidoas, em particular aceturato de diminazeno.
Evitar a subdosagem.
É possível ocorrer a sensibilidade individual (idiossincrasia) ao Intromidium.
Para administração intramuscular profunda ou intravenosa muito lenta.
Dissolver o conteúdo de uma saqueta de Intromidium em 50 ml ou 100 ml de água esterilizada para injetáveis, de forma a obter uma solução de 2% (20 mg/ml) ou de 1% (10 mg/ml), respetivamente. São necessárias injeções repetidas a intervalos de 10 a 12 semanas ou mais, dependendo do nível de exposição à mosca.
Uma saqueta é suficiente para o tratamento preventivo de 8 animais ou para o tratamento curativo de 16 animais, com 250 kg cada.
Camelos:
0,5 - 0,75 mg/kg utilizando uma solução de 1% através de injeção intravenosa de forma muito lenta.
Cavalos:
0,5 mg/kg através de injeção intramuscular profunda.
Bovinos, ovinos e caprinos:
tratamento:
0,25 - 0,5 mg/kg através de injeção intramuscular profunda.
prevenção:
0,5 - 1 mg/kg através de injeção intramuscular profunda.
Cães:
1 mg/kg através de injeção intramuscular profunda.
A injeção I.M. profunda deve ser administrada, preferencialmente, no terço médio do pescoço em animais de grande porte. Doses superiores a 10 ml devem ser administradas em diferentes locais de injeção em cada lado do músculo do pescoço. Deverá certificar-se de que a seringa está completamente vazia antes de a retirar do local da injeção I.M. Depois, para prevenir o vazamento de Intromidium para os tecidos subcutâneos, deve ser aplicada pressão no local da injeção. Os ovinos e caprinos são injetados profundamente nos músculos das coxas.
- Para carne: 30 dias.
- Para leite: 0 dias.