A marbofloxacina é um antimicrobiano bactericida sintético que pertence ao grupo dos fluoroquinolonas, que atuam através da inibição da ADN girase. Tem uma ação de largo espectro in vitro contra bactérias Gram-negativas (Pasteurella multocida, Mannheimia haemolytica, Histophilus somni, E. coli) e Gram-positivas (em particular Staphylococcus spp.). Pode ocorrer resistência ao Streptococcus spp.
Bovinos:
Tratamento de infeções respiratórias causadas por estirpes sensíveis de Pasteurella multocida, Mannheimia haemolytica, Histophilus somni e Mycoplasma bovis.
Também é indicado para o tratamento de mastite aguda causada por bactérias Gram-negativas sensíveis à marbofloxacina.
Suínos:
Tratamento de síndrome metrite, mastite e agalactia (síndrome de disgalactia pós-parto, SDP) causada por estirpes bacterianas sensíveis à marbofloxacina.
Não administrar em animais com hipersensibilidade conhecida à marbofloxacina ou a qualquer outra quinolona ou a qualquer um dos excipientes.
Não utilizar nos casos em que o patógeno envolvido seja resistente a outras fluoroquinolonas (resistência cruzada).
As injeções intramusculares ou subcutâneas são bem toleradas, embora possam ocorrer lesões inflamatórias transitórias no local da injeção sem impacto clínico.
Bovinos:
2 mg de marbofloxacina/kg de peso corporal
(equivalente a 1 ml de Marbosan-100 por 50 kg de peso corporal) com uma injeção subcutânea ou intramuscular, uma vez por dia, durante 3 - 5 dias. O tratamento para mastite aguda é de 3 dias por via intramuscular. A primeira injeção pode ser administrada por via intravenosa.
Suínos:
2 mg de marbofloxacina/kg de peso corporal (equivalente a 1 ml de Marbosan-100 por 50 kg de peso corporal) com uma injeção intramuscular, uma vez por dia, durante 3 dias.
Bovinos:
- Carne e miudezas: 6 dias.
- Leite: 36 horas.
Suínos:
- Carne e miudezas: 4 dias.