A penicilina G procaína exerce o seu efeito em bactérias que se multiplicam ao intervir na formação da parede celular. O sulfato de estreptomicina e o sulfato de neomicina são ambos antibióticos aminoglicosídeos que, após penetração do envelope celular, ligam a recetores na subunidade 30S do ribossoma. Induzem a leitura errada do código genético no padrão do ácido ribonucleico mensageiro (ARNm) inibindo, assim, a síntese proteica bacteriana. A prednisolona é um glucocorticoide com propriedades anti-inflamatórias.
Megamast LC está indicado para o tratamento da mastite aguda e subaguda bovina em vacas leiteiras, acompanhadas de dor e inflamação causadas por infeções bacterianas sensíveis à terapia com penicilina, estreptomicina e neomicina (por exemplo, Streptococci, Staphylococcus aureus e E. coli).
Não utilizar em animais com hipersensibilidade conhecida aos princípios ativos ou quaisquer outros excipientes.
As penicilinas podem causar hipersensibilidade (alergia) após a injeção, inalação, ingestão ou contacto com a pele. A hipersensibilidade à penicilina pode causar reações cruzadas a cefalosporinas e vice-versa. Por vezes, as reações alérgicas a estas substâncias podem ser graves.
Para administração intramamária.
Deve ser injetado cuidadosamente o conteúdo de uma seringa em cada trimestre infetado através do canal da teta imediatamente após a ordenha, uma vez por dia durante três dias seguidos. As condições assépticas devem ser observadas durante todo o tempo.
- Para carne: 7 dias.
- Para leite: 108 horas.