A neomicina é um antibiótico aminoglicosídeo bactericida de largo espectro com uma ação específica contra determinadas espécies de Enterobacteriaceae, por exemplo, Escherichia coli. O seu modo de atuação é ao nível ribossómico. Quando administrada por via oral, apenas uma fração (<5%) é absorvida por via sistémica, a parte restante permanece no composto ativo no trato gastrointestinal do animal. A neomicina não é inativada por enzimas ou alimentos. Estas propriedades farmacológicas fazem com que a neomicina seja um antibiótico eficaz na prevenção e tratamento de enterites causadas por bactérias sensíveis à neomicina.
Neomix-700 WS está indicado para a prevenção e tratamento de enterites bacterianas em bezerros, ovinos, caprinos, suínos e aves de capoeira causadas por bactérias sensíveis à neomicina, como a E. coli, Salmonella spp. e Campylobacter spp.
Hipersensibilidade à neomicina.
Administração a animais com insuficiência renal grave.
Administração a animais com uma digestão microbiana ativa.
Administração durante a gestação.
Administração a aves de capoeira produtoras de ovos para consumo humano.
Geralmente, os efeitos tóxicos da neomicina (nefrotoxicidade, surdez, bloqueio neuromuscular) não se manifestam quando administrada por via oral. Não são esperados efeitos secundários adicionais quando é seguido corretamente o regime de dosagem prescrito.
Para administração oral.
Bezerros, ovinos e caprinos:
10 mg de sulfato de neomicina por kg de peso corporal (equivalente a 14 mg/kg de Neomix-700 WS) durante 3 - 5 dias.
Suínos e aves de capoeira:
300 g por 2000 litros de água de bebida durante 3 - 5 dias.
Nota: Apenas para bezerros, borregos e cabritos pré-ruminantes. Não utilizar em aves de capoeira produtoras de ovos para consumo humano.
- Para carne:
Bezerros, ovinos, caprinos e suínos: 21 dias.
Aves de capoeira: 7 dias.