O aceturato de diminazeno pertence ao grupo das diamidinas aromáticas e atua contra a tripanossomíase, babesiose, teileriose e infeções por hemoprotozoários mistos.
Tryponil RTU está indicado para o tratamento terapêutico e profilaxia de tripanossomíase, babesiose, infeções por hemoprotozoários mistos e teileriose em cavalos, bovinos, búfalos, ovinos, caprinos e cães.
- Administração a animais com hipersensibilidade conhecida a diminazeno e/ou fenazona
- Administração a animais com insuficiência renal e/ou hepática
- Administração do produto a camelos
Após a sobredosagem ou dosagem repetida, podem ser desenvolvidas perturbações tóxicas do sistema nervoso central (salivação, sudação, tremores). Em casos raros, múltiplas doses terapêuticas podem provocar sinais nervosos graves, hemorragias proeminentes e lesões malácicas do cerebelo e do tálamo em bovinos e cães.
Após múltiplas doses terapêuticas podem ocorrer alterações degenerativas gordurosas no fígado, nos rins, no miocárdio e nos músculos.
Para administração intramuscular profunda.
A dose terapêutica habitual é de 1 ml por 20 kg de peso corporal (3,5 mg/kg). Para infeções com T. brucei, T. evansi e Theileria annulata, esta dose deve ser duplicada (1 ml por 10 kg).
Para infeções causadas por estirpes resistentes, a dose pode ser aumentada até 8 mg/kg de peso corporal (1 ml por 8,75 kg).
Não ultrapassar uma dose total de 4 g (57 ml) por animal. Quando são administradas grandes quantidades de Tryponil RTU, recomenda-se a divisão da quantidade a ser injetada em vários pontos para evitar reações a dor no local da injeção.
- Para carne: 21 dias.
- Para leite: 3 dias.