O amprólio é um anticoccídeo (coccidiostático) que pertence à família dos análogos da tiamina. Atua interferindo como antagonista competitivo da tiamina (vitamina B1) nos mecanismos de transporte de tiamina de Eimeria spp. Afeta o metabolismo de hidratos de carbono, necessário para a multiplicação e sobrevivência dos coccídios. Após a ingestão de amprólio, a coccidia sofre uma deficiência de tiamina e morre de malnutrição. O amprólio é rapidamente eliminado (ou seja, no espaço de horas), predominantemente através das fezes e em menor quantidade através da urina.
Amprocox Oral está indicado para o tratamento da coccidiose intestinal causada por Eimeria spp. sensível ao amprólio em galinhas (frangos de carne, frangas, galinhas poedeiras e reprodutoras) e perus.
Não utilizar Amprocox Oral como tratamento preventivo.
A sobredosagem pode reduzir o aumento de peso em frangos de carne e provocar polineuropatia. A administração de amprólio a longo prazo em dosagens elevadas pode resultar em carência de tiamina (vitamin B1) no hospedeiro, com sinais de anorexia, depressão, letargia e diarreia. Em casos graves também se podem tornar evidentes sinais neurológicos. Deve ser administrada tiamina por via parentérica ou oral para o tratamento de uma sobredosagem de amprólio. As sobredosagens podem resultar adicionalmente em necrose cerebrocortical após tratamento prolongado.
Como com qualquer antiparasiticida, o uso frequente e repetido de um agente antiprotozoário da mesma classe pode levar ao desenvolvimento de resistência. A eficácia do amprólio também pode ser reduzida durante a administração simultânea de produtos que contenham vitaminas do complexo B.
Após o final do período de medicação, o sistema de abastecimento de água deve ser devidamente limpo para evitar a ingestão de quantidades subterapêuticas da substância ativa. O medicamento veterinário não deve ser utilizado em contacto com tubagem ou recipientes de metal.
Para administração oral em água de bebida.
A posologia habitual é de 20 mg/kg de peso corporal
(0,5 ml por 10 kg) por dia, durante 5 a 7 dias.
Devem ser tidos em consideração o peso corporal total dos animais a serem tratados e o consumo diário real de água. Não deve estar disponível nenhuma outra fonte de água de bebida durante o período de medicação. A água de bebida medicada deve ser substituída a cada 24 horas.
Galinhas e perus:
- Carne e miudezas: 0 dias.
- Ovos: 0 dias.