A flunixina é um anti-inflamatório não esteroide (AINES) e um analgésico não narcótico com propriedades antipiréticas. É utilizada no alívio da inflamação e dor associadas a doenças musculoesqueléticas e cólicas. É ainda utilizada para o controlo de reações inflamatórias agudas associadas a doenças infeciosas. A flunixina é também aplicada como terapia adjuvante no tratamento de doenças respiratórias.
Cavalos: Banixin-50 está indicado para o alívio de sinais inflamatórios associados a doenças musculoesqueléticas e para o alívio de dores viscerais associadas a cólicas.
Bovinos: Banixin-50 está indicado para o controlo da pirexia associada à doença respiratória bovina, endotoxemia e mastite bovina aguda. Banixin-50 está também indicado para o controlo da inflamação da endotoxemia e como coadjuvante à terapêutica antimicrobiana para reduzir os sinais clínicos de inflamação aguda em casos de doença respiratória infeciosa.
Suínos: Banixin-50 está indicado como terapia adjuvante no tratamento de doenças respiratórias suínas.
Não exceder a dose ou a duração do tratamento recomendada.
Não utilizar em cavalos que participam em desportos de competição.
Não administrar a éguas ou porcas prenhes ou 48 horas antes da previsão do parto até à expulsão pós-parto da placenta em vacas.
Não utilizar em éguas produtoras de leite para consumo humano.
Não utilizar em touros reprodutores, uma vez que os efeitos do Banixin-50 no sistema reprodutivo dessas espécies de bovinos não foram investigados.
Não administrar a animais desidratados, hipovolémicos ou hipotensos ou animais com doenças cardíacas, hepáticas ou renais.
Banixin-50 está contraindicado em animais com risco de ulceração ou hemorragia gastrointestinal, caso existam indícios de discrasia sanguínea ou hipersensibilidade ao produto.
Não administrar a animais submetidos a anestesia geral até à recuperação total.
Evitar a administração através de injeção intra-arterial ou a administração concomitante de outros AINES e fármacos nefrotóxicos.
A utilização em animais com idade inferior a 6 semanas ou animais velhos pode envolver riscos adicionais.
As reações adversas incluem irritação gastrointestinal, ulceração, alterações a nível da hematologia e risco de lesões renais em animais desidratados, hipovolémicos ou hipotensos.
Para administração intramuscular ou intravenosa.
Cavalos:
1 ml por 45 kg de peso corporal apenas por injeção intravenosa. O tratamento deve ser repetido uma ou duas vezes se as cólicas forem recorrentes. No caso de doenças musculoesqueléticas, o tratamento deve ser realizado uma vez por dia durante até 5 dias de acordo com a resposta clínica.
Bovinos:
2 ml por 45 kg de peso corporal. Repetir, se necessário, em intervalos de 24 horas durante até 3 dias seguidos.
Suínos:
2 ml por 45 kg de peso corporal, uma vez, apenas por injeção intramuscular.
Injetar o produto lentamente e aplicar à temperatura corporal. A administração deve ser suspensa imediatamente se surgirem sinais de intolerância. Deve ser fornecido um abastecimento de água adequado.
- Para carne e miudezas:
Cavalos: 7 dias
Bovinos: 5 dias (após injeção I.V.)
7 dias (após injeção I.M.)
Suínos: 22 dias
- Para leite:
Bovinos: 1 dia
Não utilizar em éguas produtoras de leite para consumo humano.